• SEDUC CEARÁ
  • photos/123957969@N07/sets/

Professores da CREDE I participam do I Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática do Nordeste - UFC

Entre os dias 30, 31 de outubro e 1 de novembro, aconteceu nas dependências da Seara da Ciência o I Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática do Nordeste (I SECMAT). O evento científico de divulgação e interação, a nível regional, que nesta primeira edição foi organizado pelo Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com (06) seis outros Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática de (04) quatro estados do nordeste, proporcionou aos seus participantes momentos de discussão pertinentes a questões importantes ao Ensino de Ciências e Matemática.

Na ocasião ocorreram palestras, dentre elas a do professor Marco Antônio Moreira, reconhecido pelo seu trabalho no âmbito da aprendizagem significativa, minicursos, apresentações de pôster e comunicações orais. Dentre esses trabalhos apresentados, destaca-se a pesquisa intitulada PROJETO PARQUE ESCOLA: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO E PROMOVENDO A APRENDIZAGEM EM FÍSICA de autoria dos professores Francisco Halyson Ferreira Gomes, da escola Professor Edmilson Pinheiro e Suiane Costa Alves, da 1ª CREDE. O trabalho apresentado teve como objetivo mostrar os resultados exitosos da participação de alunos da Escola Professor Edmilson Pinheiro em aula de campo ao Parque Ecológico do Cocó, vivenciando práticas experimentais de Física.

Pensar ciência é pensar em articulação entre as disciplinas. Ao proporcionar aulas de Física contextualizadas, o professor coloca ajuda o aluno a desenvolver a capacidade de observar, explicar e resolver problemas baseados alguns fenômenos naturais. Assim, O programa parque escola reafirma o papel da escola como promotora das políticas de educação ambiental além de aproximar as pessoas dos parques da cidade.

O Evento também contou com a com a apresentação dos trabalhos:

ECOSSISTEMAS DO CEARÁ: A UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO REGIONAL DOS ECOSSISTEMAS

Autor: Profº Mestrando Marcello Spiandorin

EEM José Alexendre

ASTROLÁBIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA A TRIGONOMETRIA

Autores: Profª Ms. Elaine de Sousa Teodosio, Profª Ms. Milinia Stephanie Nogueira Barbosa Felício e Profº Ms. José Airton de Oliveira Faustino

EEM Professora Eudes Veras

CONTRIBUIÇÕES DE AULAS COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM UMA ORIENTAÇÃO DE PESQUISA NO CONTEXTO COTIDIANO PARA APRENDER FÍSICO-QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Autores: Profª Ms. Patricia Matias Sena de Carvalho, Profª Dra. Maria Mozarina Bezerra Almeida e Profº Dr. Isaias Batista de Lima

EEM Adahil Barreto Cavalcante

PRÁTICAS LABORATORIAIS E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO ESTUDO POR INVESTIGAÇÃO

Autores: Profª Ms. Suiane Costa Alves, Profº Dr. Isaias Batista de Lima e Profª Dra. Gisele Simone Lopes