• SEDUC CEARÁ
  • photos/123957969@N07/sets/

III Coferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Ceará – CEIJMA-CE 2018

A 3ª Conferência Estadual InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente do Ceará – CEIJMA/CE- é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania socioambiental nas escolas e suas comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. A Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente serão construída a partir de seis etapas obrigatórias: Oficinas preparatórias de Conferência, Conferência na Escola, Conferências Municipais e Regionais, Conferência Estadual, Encontro Preparatório para a Conferência Nacional e Encontro de avaliação Pós- Conferência.

A 3ª Conferência Estadual InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente do Ceará – CEIJMA/CE terão como tema Vamos Cuidar do Ceará cuidando das Águas, constituindo-se em um processo pedagógico que permeia a dimensão política da questão socioambiental para os debates realizados nas escolas e suas comunidades, na construção coletiva de conhecimento e empenho nas resolução de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos estudantes.

OBJETIVOS

Propiciar atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a sustentabilidade e o respeito à diversidade de modo a:

fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino;

fortalecer a participação da comunidade escolar na construção de políticas públicas de educação com ênfase na questão socioambiental;

apoiar as escolas na transição para a sustentabilidade, contribuindo para que se constituam em espaços educadores sustentáveis a partir da articulação de três eixos: gestão, Currículo e espaço físico;

estimular a inclusão da educação ambiental no Projeto Polítíco Pedagógico (PPP) a partir da gestão, currículo e espaço físico;

criar e/ou fortalecer as COM VIDAS - Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas escolas, como espaços de debate sobre questões socioambientais na escola e sua comunidade de forma a perceber como as mesmas se relacionam com a saúde, a qualidade de vida, os direitos humanos e a prevensão de riscos e emergências ambientais.

3. PROMOÇÃO E PARCERIAS

A 3ª Conferência Estadual InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente do Ceará – CEIJMA/CE terão como tema Vamos Cuidar do Ceará cuidando das Águas, promovida pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, em parceria com a Comissão Organizadora Estadual (COE-Ce), com o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Ceará e os Ministério da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA).

Agosto 2018

CREDE 01 - Maracanaú - Rodovia Mendel Steinbruch, 7.400 - Conjunto Industrial - Maracanaú/Ceará - CEP: 61.925.660 | 3101.2783