• SEDUC CEARÁ
  • photos/123957969@N07/sets/

Os Desafios do Ensino da Matemática e suas Tecnologias no contexto da Aprendizagem Escolar - Formação Continuada de Professores de Matemática da CREDE 1

Formação Continuada de Professores de Matemática CREDE 1

O presente curso visa realizar um processo formativo na Área de Concentração da Matemática e suas Tecnologias, prioritariamente para coordenadores e /ou PCA e professores que atuam nesta área a fim de discutir, apresentar e desenvolver ações que visam melhorar os índices de aprendizagem das unidades escolares da CREDE 01. Nesse sentido, as ações a serem desenvolvidas incluem o uso das diversas metodologias de aprendizagem como Aprendizagem Cooperativa, Aprendizagem Significativa e Práticas Exitosas. Serão abordados conceitos e teorias de forma contextualizada e interdisciplinar conforme estabelecido pelos PCNs e a Matriz de Referência do ENEM e SPAECE.

Professores responsáveis: Antônia Iraice Pereira de Sousa, Carlos Abner Nunes Ferreira, Iliane Maria Pimenta Rodrigues, Maria Janaina Martins Vieira, Suiane Costa Alves, Tiago Mendes Maia.

GERAL: Tem por objetivo realizar um processo formativo na Área de Concentração da Matemática e suas tecnologias, prioritariamente para coordenadores e /ou PCA e professores que atuam nesta área a fim de discutir, apresentar e desenvolver ações que visam melhorar os índices de aprendizagem das unidades escolares da CREDE 01.

ESPECÍFICOS:

• Apresentar os desafios da Matemática e suas Tecnologias no contexto da atual sociedade;

• Conhecer e analisar os dados diagnósticos fornecidos pelo Instituto Unibanco – IDEB/2015, SPAECE e ENEM;

• Dialogar e refletir sobre a Matriz de Referência do Enem e SPAECE e as diferentes metodologias de ensino;

• Definir metas e estratégias a serem desenvolvidas no ano letivo 2017;

• Produção de Manual de Práticas exitosas contextualizada em nível de avaliações externas, projetos de intervenção e/ou produção para o Ceará Científico – contribuição de todas as unidades escolares da CREDE 1 formatação em livro para publicação;

• Desenvolvimento de projetos científicos contextualizando a realidade da comunidade escolar para apresentação no Ceará Científico;

• Promoção da integração entre as unidades escolares regulares, de tempo integral e profissional da CREDE 01, visando socializar metas para melhoria dos Índices de Aprendizagem (IDEB e IDE Médio);

• Trabalhar as Competências e Habilidades e descritores de menor apreensão pelos alunos no intuito de desenvolver estratégias a fim de definir soluções;

• Criar uma proposta curricular tomando por base a análise das reais necessidades dos alunos, com vistas ao sucesso ao sucesso nas avaliações externas.

Carga Horária: O curso será na modalidade semipresencial, e terá uma duração total de 120 horas/aulas. (Presencial (40 horas/aula) e EaD (80 horas/aula).

Ementa:

• Os Desafios do Ensino da Matemática e suas Tecnologias no contexto da Aprendizagem Escolar

• Reflexões sobre o currículo do Ensino Médio e desenvolvimento de uma Proposta Curricular para cada ano de ensino.

• A avaliação escolar voltada para a disciplina de Matemática e suas Tecnologias.

• Aspectos Pedagógicos no Desenvolvimento da Iniciação Científica na Educação Básica.

Outubro 2017

CREDE 01 - Maracanaú - Av. Padre José Holanda do Vale, 1971 - Piratininga, Maracanaú/Ce